Arte e religião funerária do Egito antigo no III Ciclo de Debates do LEHC/UESB

Lehc1

Hoje aconteceu na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, como parte integrante das atividades do III Ciclo de Debates do Labotarório de Estudos em História Cultural – LEHC a palestra “A Iconografia da Morte no Egito Antigo: Um olhar sobre a religião funerária do Reino Novo”.  O objetivo principal da atividade foi debater as concepções egípcias antigas do post-mortem, utilizando-se como meio privilegiado da análise da vasta iconografia contida no “Livro dos Mortos” e nas representações tumulares da antiga elite que sobreviveram até os nossos dias.  Para isso trabalhamos os conceitos básicos para a compreensão da arte egípcia antiga, arbodamos as caractéristicas principiais da religião funerária no Reino Novo egípcio, além de esquadrinhar a iconografia das principais pranchas do “Papiro de Ani”, um dos mais completos exemplares do Livro dos mortos já encontrados e que hoje se encontra em exposição no British Museum  em Londres.

LEHC2

Estes temas despertaram bastante o interesse do público presente, composto em sua maioria pelos estudantes da graduação em história da universidade em questão, o que possibilitou uma excelente interação e construção de conhecimento conjunto. Agradecemos o convite do LEHC nas pessoas da Profª. Drª. Márcia Lemos, da Profª  Drª.Cleide Lima Chaves e do Prof. Ms. Roberto Oliveira e a todos os demais pesquisadores e estudantes vinculados ao laboratório. Agradecemos também a presença do Prof. Dr. Alexandre Galvão Carvalho.

lehc3

Disponibilizamos abaixo, indicações bibliográficas em língua portuguesa dividida por temáticas para aqueles que queiram se apropriar mais das temáticas tratadas na palestra:

ARTE E ARQUITETURA

•DONADONI, S. Museu Egípcio do Cairo. São Paulo: Melhoramentos, 1969.(Col. Enciclopédia dos Museus)

•EDWARDS, I. E. S. As Pirâmides do Egito. Rio de Janeiro: Record, 1985.

•LISE, G. Como Reconhecer a Arte Egípcia. São Paulo: Martins Fontes, 1985.(Col. Como Reconhecer a Arte)

•MACAULAY, D. Construção de uma Pirâmide. São Paulo: Martins Fontes,1988.

•PEINADO, F. L. O melhor da Arte Egípcia, vol. 1 e 2. Lisboa: Edições LDA,1997.

•SMITH, W. S. Arte e Arquitetura do Egito Antigo. São Paulo: Cosac & Naif,[s.d.].

•TIRADRITTI, F. et alii. Tesouros do Egito do Museu Egípcio do Cairo. São Paulo: ed. Manole, 2000.

•WIESNER, J. Egipto. Lisboa: Verbo, 1971. (Col. Ars Mundi)

•WILDUNG, D. O Egipto da Pré-história aos Romanos. Köln: Taschen, 1998.

RELIGIÃO

•BUDGE, E. A. W. A Magia Egípcia. São Paulo: Cultrix, [s.d.].

•BUDGE, E. A. W. A Religião Egípcia, idéias egípcias sobre a vida futura. São Paulo: Cultrix, [s.d.].

•DELANGE, E. & BRANCAGLION, A. Jr. O Egito Faraônico Terra dos Deuses. São Paulo: Masp-Louvre-Casa França Brasil, 2001.

•HART, G. Mitos Egípcios. São Paulo: Editora Moraes, 1992. (Col. O Passado Lendário)

•TRAUNECKER, C. Os Deuses do Egito. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995.

•SHAFER, B. E. (ed.). As Religiões no Egito Antigo: deuses, mitos e rituais domésticos. São Paulo: Nova Alexandria, 2002.

•SHORTER, A. W. Os Deuses Egípcios. São Paulo: Cultrix, 1984.

OBRAS GERAIS

•ALDRED, C. O Antigo Egito. Lisboa: Verbo, 1965.

•ALDRED, C. Os Egípcios. Lisboa: Verbo, 1966. (Historia Mundi)

•BAINES, J. & MÁLEK, J. O Mundo Egípcio Deuses. Templos e faraós I-II. Madrid: Edições delPrado, 1996.

•BRANCAGLION, A. Jr. Tempo, Matéria e Permanência O Egito na ColeçãoEva Klabin Rapaport. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/FEKR, 2002.

•BRANCAGLION, A. Jr. O Egito Antigo. São Paulo: Super Interessante/Abril, 2004. (Col. Para Saber Mais)

•BRIER, B. O Assassinato de Tutancâmon. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

•CASSON, L. O Antigo Egito. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969. (Col.Biblioteca de História Universal Life)

•DESROCHES-NOBLECOURT, Chr. A Mulher no Tempo dos Faraós. São Paulo: Papirus, [s.d.].

•HARRIS, J.R. O Legado do Egito. São Paulo: Imago, 1993.

•JOHNSON, P. Historia Ilustrada do Egito Antigo. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.

•MENU, B. Ramses II. Soberano dos soberanos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. (Col. Descobertas)

•MONTET, P. O Egito no tempo de Ramsés (1300 a 1100 a.C.). São Paulo, Companhia das Letras, 1989. (col. A Vida Cotidiana)

•O’CONNOR, D & FORBES, D. & LEHNER, M. Egito: Terra dos Faraós. Rio de Janeiro: Abril Coleções Time Life, 1998. (Col. Civilizações Perdidas)

•SOLÉ, Robert. Egito um Olhar Amoroso. São Paulo: Ediouro, 2003.

•SCHULZ, R. O Egipto. Portugal: Konemann Port, [s.d.]

•VALBELLE, D. A Vida no Antigo Egipto. Portugal: Ed. Europa-America, 1990.