Coleção Egípcia

O ano era 1826. Nicolau Fiengo, um mercador Italiano, havia chegado ao Brasil de Marselha carregando antiguidades egípcias escavadas por Giovanni Belzoni, um explorador Italiano. Os objetos egípcios foram comprados por Dom Pedro I, o primeiro imperador do Brasil, e doados para o então chamado Museu Real – estes objetos formam ainda hoje a maior parte da coleção. Em 1876, Dom Pedro II viajou para o Egito onde recebeu o bonito caixão da Dama Sha-Amun-em-su como presente. A grande coleção, que continuou crescendo em décadas seguintes com outras doações da família real e de outros, é hoje exibida no Museu Nacional no Rio de Janeiro.

A coleção egípcia do Museu Nacional, a maior da América Latina, com 700 peças, é de grande relevância egiptológica para a arqueologia de Tebas e também inclui muitos objetos de Abidos. Alguns destaques da coleção incluem um número grande de estelas com nomes e títulos raros, algumas estátuas de grande importância histórica, alguns caixões muito bonitos e bem trabalhados, e centenas de shabtis. Nesse site você poderá encontrar muitos desses objetos e suas fotografias e descrições. Outros objetos da coleção incluem várias múmias (humanas e animais), papiros, bronzes, líticos e cerâmicas pré-históricos, amuletos, e alguns objetos núbios.

O trabalho de muitas pessoas foi fundamental para a criação desta base de dados digital da coleção. As descrições dos objetos foram baseadas nos textos do catálogo de Kenneth Kitchen (Catálogo da Coleção do Egito Antigo existente no Museu Nacional, Rio de Janeiro, 1990) e nas descrições dos objetos na exposição do Museu Nacional por Luiza Osorio G. da Silva. Fotos dos objetos foram tiradas por Antonio Brancaglion/Museu Nacional e Luiza Osorio G. da Silva (com a ajuda de José Maurício Werneck, Leonel Menezes e Beatriz Estill). Todas as informações encontradas nas páginas sobre os shabtis foram adaptadas da dissertação de Cintia Gama (Os servidores funerários da coleção egípcia do Museu Nacional, 2008).

Detalhes sobre a coleção

Bibliografia selecionada da coleção

Como citar esta fonte

{“item”:{“showCaptionTitle”:true,”showCaptionDescription”:false},”lazy”:true,”src”:”data-src-fg”,”srcset”:”data-srcset-fg”}