Mehen – Deus do mês! Outubro, 2020

Todo mês um deus egípcio diferente.

Mehen

A serpente divina protetora no Mundo dos Mortos.

Foto 1: Barca Solar Noturna, “Livro dos Portões” Tumba de Ramessés I KV11 (foto A. Brancaglion).

Seu nome significa “A Enrolada” e é desta forma que ela é sempre representada no “Livro do Amduat”, no “Livro dos Portões” e nos papiros funerários-mitológicos. Frequentemente seu corpo ondulado contorna a cabine da Barca da Noite protegendo o deus-sol Rê de seus inimigos (foto 1).

Algumas vezes o seu corpo forma a própria cabine onde o deus-sol está (foto 2). Seu corpo formava uma barreira protetora e com sua agressividade e veneno eliminava os inimigos que se opunham ao avanço da Barca Solar pelo Mundo Inferior.

Foto 2: Cena do Amduat, Papiro Anônimo, Museu do Cairo (foto A. Brancaglion).

Na 7ª hora do Mundo Inferior, Mehen protege Osíris formando uma barreira ao redor do deus como faz com o deus-sol (foto 3).

Foto 3: Detalhe 7ª hora do Amduat, Sarcófago de Ramessés III KV11, Louvre (foto A. Brancaglion).

As primeiras referências a serpente Mehen surgem nos “Textos dos Caixões”, mas são nas tumbas reais do “Vale dos Reis” que encontramos e nos papiros funerários que temos a sua imagem reproduzida com frequência.

A partir da Baixa Época tornam-se frequentes representações em caixões e sarcófagos da serpente Mehen com seu corpo ondulado envolvendo completamente um escaravelho simbolizando o renascimento do sol e da luz após a escuridão da morte.

Foto 4: Tabuleiro do Jogo da Serpente, Abidos I dinastia, Museu do Cairo (foto A. Brancaglion).

A serpente divina Mehen esta conectada a um jogo de tabuleiro conhecido desde o Período Dinástico Inicial (foto 4).

Não sabemos quem veio primeiro se o jogo ou o deus. No “Texto dos Caixões” é dito existir um “circuito de Rê” de formato espiralado onde no centro esta o deus-sol entronizado.

Este circuito é formado pelo corpo da serpente Mehen chamado de “Estradas de Mehen”, é um caminho de fogo com portais guardados por deuses.

Possivelmente é esta ideia que está representada neste jogo, cada jogador teria como objetivo chegar na última casa no centro do tabuleiro que é representado pela cabeça da serpente. As peças encontradas com os tabuleiros são geralmente em formato de leões e leoas feitos em marfim.

As regras deste jogo são desconhecidas e foram recriadas em tempos modernos tendo como referência outros jogos egípcios de tabuleiro.

Foto 5: Serpente Mehen envolvendo Escaravelho, Caixão, Museu do Cairo (foto A. Brancaglion).

Texto e fotos: Prof. A. Brancaglion

Link para download do Jogo da Serpente Mehen (Regras/Tabuleiro/Peças).